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Capítulo 1 - Características Gerais dos Vegetais

Os vegetais caracterizam-se principalmente por dependerem de terra, água e sol para viver. Alguns possuem a cor verde devido à presença de clorofila. Seu ciclo evolutivo compreende as fases: nascimento, crescimento, reprodução (nem todos) e morte. Há plantas fixas e móveis, com ou sem sentido.

* Fixas aparentemente sem sentidos
São aquelas que não saem do lugar sem a interferência de algo ou alguém e aparentemente não possuem sentidos, ou seja, não pensam, nem falam ou emitem sons quaisquer.
* Móveis sem sentidos
São aquelas que se movem mesmo sem interferência de algo ou alguém (andam, saltam, voam, etc.) e que aparentemente sem sentido.

* Fixas com sentidos
São aquelas que não saem do lugar sem interferência de algo ou alguém e falam, pensam ou emitem sons quaisquer. Algumas podem tornar-se muito agressivas quando submetidas à dor ou constrangimentos.

* Móveis com sentidos
São aquelas que podem andar, saltar, correr (algumas muito velozes), voar e que falam, pensam e ou emitem sons quaisquer. Como as Fixas com sentido também podem tornar-se agressivas quando submetidas à dor ou constrangimentos, porém são deveras perigosas, pois podem alcançar o alvo se assim desejarem, e as conseqüências podem ser maiores se for uma planta que corre muito ou voa.

Capítulo 2 - Enciclopédia de Plantas

* Acônito – Planta ranunculácea medicinal. Seus gêneros mais utilizados são o acônito licoctono e o acônito lapela.
* Ararambóia – Serpente da região da Amazônia. Sua pele, seca, é utilizada em diversas poções.
* Asfódelo – Gênero de plantas da família das liliáceas, de raiz fasciculada, com haste graciosa e elevada, dando belas flores em cachos. A parte mais utilizada é a sua raiz, que deve ser colhida ao sol intenso do meio-dia.
* Balsamina – Planta da família das cucurbitáceas, originária da Índia, cujo fruto se assemelha a um ovo de pomba. Seu poder é balsamizante.
* Betônica – Gênero de plantas da família das labiadas, cuja raiz é purgativa e possui um cheiro forte. As espécies mais usadas são a betônica de água e a betônica das montanhas.
* Bezoar – Calcificação encontrada no estômago e intestino dos quadrúpedes, especialmente da cabra. Serve como antídoto de vários venenos.
* Bicórnio – Parente distante do unicórnio, se assemelhando muito com o mesmo. Seus chifres são de tamanhos diferentes, localizados uma acima do outro.
* Cumari – Espécie de pimenta, utilizada em poções estimulantes.
* Descurainia – Deverá ser colhida na lua cheia.
* Fígado de Dragão – Tem poder vitalizador, utilizado em poções curadoras e rejuvenescedoras.
* Guelricho – Formação encontrada entre as raízes da planta galricho, que cresce nas margens dos lagos.
* Hemeróbios – Gênero de insetos neurópteros que vivem na Europa e América do Norte. Geralmente são utilizados cozidos previamente, por 21 dias.
* Losna – Planta herbácea, de cheiro penetrante, mas agradável. Seu sabor é aromático, mas muito amargo.
* Margarida – A espécie mais utilizada em poções é a margarida-dos-campos (Chrysanthemun Leucantenum). Deve ser colhida ao entardecer de um dia de sol.
* Oode – Gênero de insetos coleópteros carabídeos da Europa Ocidental. Suas antenas contêm uma substância capaz de anestesiar.
* Sanguinária – Planta da família das poligônias, chamada também de sempre-noiva-dos-modernos, corriola-bastarda, ou sanguinha. Deve ser colhida logo após o anoitecer.
* Teia de aranha miúda – Devem ser colhidas ao amanhecer, tendo-se o cuidado de escolher uma teia em que não haja presas, e que a mesma esteja banhada por orvalho.
* Unicórnio – Seu uso em poções dá-se através dos pelos e do chifre. O mesmo é colhido na muda periódica de chifres. Como isto só acontece a cada 150 anos, são muito raros, e utilizados em pequenas quantidades. Quanto ao pêlo, deve-se pedir permissão ao animal para retira-lo.
* Urtigas – Gênero de plantas da família das urticácias, encontrada em praticamente todo o globo. Tem pelos eriçados, cuja picada produz um ardor especial. Devem ser manuseadas com luvas de proteção, mesmo estando secas.

Capítulo 3 - Mil Ervas e Fungos Mágicos


Sanguinária: Planta da família das poligonáceas, chamada também de sempre-noiva-dos-modernos, corriola-bastarda, ou sanguinha. Foi muito difundida na Europa. A Sanguinária (Polygonum aviculare) cresce de preferência em lugares úmidos. Tem caule protado, sulcado e com folhas no ápice, ócrea alva e curta, folhas ovadas, lanceoladas ou lineares, venenosas, e com duas a cinco flores insignificantes na axila. Deve ser colhida logo após o anoitecer.

Chicóndria: A Chicóndria (Chicorias andria) é uma planta nativa das Américas do Sul e Central. Foi descoberta pelo bruxo Aluísio Pedron. Essa planta tem as propriedades de iludir quem cheiras as folhas, ou bebe poções com chicóndrias por isso ela é muito usada em poções para iludir tais como a Ibassum e a Noberboon.

Suas folhas são amarelas e o caule da mesma cor. As folhas têm pequenissimos pêlos que ao entrar em contato com a pele fazem ela ficar com enormes bolhas vede-amareladas nas mãos.
As folhas das chicóndrias podem ser cozidas para que dêem o efeito nas poções, já a raiz e o caule devem ser cortados e triturados até virar pó.

Margarida: A espécie mais utilizada em poções é a margarida-dos-campos (Chrysanthemun Leucantenum). Deve ser colhida ao entardecer de um dia de sol.

Androméia: (Ancorne mereia) é muito usada como antídoto para venenos. Possui pequenas flores rosas, que ao tocá-las a flor soltará uma fumaça azul-fluorescente que ao entrar em contato com o nosso nariz faz com que a pessoa fique com a visão embaçada.

Ao colher uma androméia a pessoa deve molhar a terra com Poção Unnifreso, para que a flor apodreça e não solte a fumaça. Mas quando a flor morre, a planta não morre. Por isso, basta corta-la como uma planta qualquer. Caso a androméia não seja cozida direito, o antídoto pode virar veneno.

Urtigas:
Gênero de plantas da família das urticácias, encontrada em praticamente todo o globo. Tem pelos eriçados, cuja picada produz um ardor especial. Devem ser manuseadas com luvas de proteção, mesmo estando secas.
Maianôou Cogumelo Mamaiô: O Maianô (Prestitecus ninus) é um tipo de fungo classificado como cogumelo venenoso. Mas o Maianô não é totalmente venenoso, se você cozinha-lo sem nenhum outro ingrediente ele produzirá um veneno muito potente (a Poção da Caveira), mas ao cozinha-la com Armonári (Aconero arnoni) produz antídotos muito eficientes. As características gerais desse fungo são as seguintes: a cor do chapéu é laranja com pequenos buraquinhos verdes.

Pocatão: O Pocatão (Pocacois pocatus) é uma árvore descoberta por Pello Rotto Pocató ela é uma planta que contém substâncias que quando recolhemos seu caule ou as raízes e misturando com água, produz uma Poção do Sono muito forte que pode deixar a pessoa que a bebe dormindo por séculos.

Armonári: A Armonári (Aconero arnoni) é muito eficiente para anular certos venenos que certas plantas e fungos produzem, como a Poção de Vomitar Tripas, que pode ser feita juntando Malter (Minu anis) e Jupay (Japajour alamous). Basta cozinhar suas folhas ou o caule com a outra parte da planta ou fungo, cada tipo de poção tem seu tempo de preparo. A raiz não pode ser cozida porque contém veneno.

Geolloyelle: O Geolloyelle (Geolo yodai) é um fungo parasita, descoberto pelo francês Pierre Hapienèe, que se instala em folhas de Hortelãs e Kataplos, para retirar o fungo das folhas precisa-se conhecer muito o Feitiço Expelidor, então irá sair um pó que na verdade é o fungo. O Geolloyelle é muito usado para Poções de Transformação em animais.

Kataplos: Planta nativa da África do Sul, esta planta consegue sobreviver em hambientes muito secos, por isso só encontramos exemplares desta planta na África do Sul e nos desertos egípcios. Essa planta serve para fazer poções de cura, tais como a Poção Meridiana, nós podemos utilizar as folhas e os caules, as raízes não podem ser usados por que não tem poder algum.

Pletimieäc: Fungo meio esverdeado, que parece com alga maritíma, esse fungo é usado para Poções de Dor de Estomâgo, o pletimeäx é um fungo parasita que parasita as folhas de rosas e tulipas, somente bruxos especialmente treinados conseguem vê-lo e retirá-lo da planta sem danificá-la.

Acônito: Planta ranunculácea medicinal. Seus gêneros mais utilizados são o Acônito Licoctono e o Acônito Lapelo.

Asfódelo: Gênero de plantas da família das liliáceas, de raiz fasciculada, com haste graciosa e elevada, dando belas flores em cachos. A parte mais utilizada é a sua raiz, que deve ser colhida ao sol intenso do meio-dia.

Betônica: Gênero de plantas da família das labiadas, cuja raiz é purgativa e possui um cheiro forte. As espécies mais usadas são a betônica de água e a betônica das montanhas.

Bulbos Saltadores: Uma planta pequena, redonda com muitas raízes. Raízes essas que se mexem muito. É uma planta muito rara. Necessita de bastante cuidado porque se mexe muito. Esta planta é conhecida como a planta contorcionista, que ataca principalmente a cara dos feiticeiros. Os Bulbos Salteadores deitam um pus esverdeado e quando este pus chega aos olhos dos feiticeiros deixa-os cegos durante, aproximadamente, duas horas.
Uma planta muita conhecida no ramo das poções curativa é a de plantas e fungos mágicos, incluindo como importarmo-nos com eles e usar as suas propriedades mágicas. Algumas plantas mágicas dão forma a ingredientes nas poções e outras produzem efeitos mágicos quando ingeridas.

Adirefer: Erva muito cultivada na Húngria e também no Canadá, a Adirefer (Adirus tyra) é usada para cicatrizar feridas. Produz Poções Cicatrizantes exelentes. Seu caule é longo, fino e flexível, tem a cor amarela, as folhas variam entre amarelo-canário e vermelho-vinho. A raíz não é utilizada, pois não se conhece nenhuma propriedade mágica nela. Deve-se usar somente as folhas e o caule.

Panttepan: A Panttepan (Paquetun tant) é uma planta nativa do Japão. Ela serve para fazer poções para vômitar, tal como a Poção Uíge. Suas folhas são amarelas e o caule vermelho. É frutífera, os frutos são de cor rosa-bebê, parecidos com maças, mas com casca de laranja, tem o tamanho de uma acerola e contém um potente sonifero quando expremida.

Gorey: O Gorey (Goand gorei), é um fungo que nasce grudado a troncos podres de Pocatões, parece com uma bola de vidro, variam entre preto, marrom e amarelo. Deve ser cozido ao fogo lento até se desmanchar, deve ser cozido em água salgada, ou seja, água do mar. Ele serve para rémedio contra a gripe.

Coixe: É uma planta nativa da África, ela se parace com um girassol exceto pela cor que tem as petalas variadas entre preto e laranja. Apesar de parecer uma flor a Coixe náo produz fruto de flor algum. A única coisa que usamos em poções são as raízes que tem cor verde-vômito, nunca deve-se juntar Coixe com Geolloyelle por que produz um veneno fortissimo chamado de Cabeça de Lagarto.

Medro: Erva amarga que serve para fazer Poções Alusínogenas. A Medro (Order midun) é uma platna totalmente coberta de espinhos venenosos que podem trazer de breves alucinações até a morte. Seu caule e folhas variam do cinza para o preto. A raiz tem a cor alaranjada. Deve ser colhida somente entre Março e Maio, quando tem propriedades mágicas, nos outros meses serve somente como ornamento de cemitérios.